A hepatite é a inflamação do fígado.
Nem sempre as hepatites apresentam sintomas,
 segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. 

Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado.

A transmissão pode ser por compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos de manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing.
A infecção também pode ser transmitida pelo contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho), durante a gravidez e o parto, mas essas são vias muito menos frequentes.

Sabia que há risco de contaminação por Hepatite C em salões de beleza ?

Por isso é importante que mulheres levem seu material e exijam itens descartáveis,
segundo pesquisa realizada pelo Hospital Português da Bahia , em 20% desses contágios, a origem remete ao compartilhamento inadequado de utensílios de estética, como alicates de unhas, tesouras, dentre outros acessórios de manicure.

Exija que a profissional higienize as mãos antes do atendimento e use materiais descartáveis (luvas, lixas de unhas). Toalhas devem ter uso individual e estar embaladas em saco plástico. Após o procedimento, a profissional deve higienizar a superfície das unhas da cliente com álcool 70%.

Todo o cuidado é pouco no controle das infecções pelos vírus das hepatites. Vamos fazer a nossa parte!

Fontes:

Julho Amarelo – Prevenção e controle das hepatites virais

Julho Amarelo


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *