São tempos difíceis de quarentena, não há como negar. Desde que o novo coronavírus Covid-19, vem se espalhando rapidamente por diversos países, incluindo o Brasil, o medo e a angústia estão sendo companheiros presentes no dia a dia de muita gente.

É válido lembrar aqui, que permanecer isolado em casa e acatar a quarentena, são atitudes extremamente responsáveis, pois mesmo não fazendo parte do grupo de risco, se você contrair a doença, poderá transmiti-la para as pessoas que vivem ao seu redor.
Para lidar com situação é preciso cuidar da saúde mental também.

Confira algumas dicas de como aliviar a mente nesses dias de isolamento:

1.Evite bombardeio de informações na quarentena

Um dos principais fatores de ansiedade e estresse é o excesso de informação, o tempo todo somos bombardeados por notícias em tempo real, o que gera uma ansiedade muito grande.

2. Cuide da sua saúde

Faça atividades físicas e cuide da sua alimentação. Coma frutas, vegetais, alimentos que fazem bem para o seu sistema imunológico e pratique exercícios. Evite abusar de bebidas alcoólicas e não use drogas, mantenha a sua mente leve para que você consiga manter a calma em todas as situações.

Evite, é claro, ir à academia, mas você pode fazer alongamentos ou Yoga se o espaço da sua casa permitir.
Lembre que a prática de exercícios físicos faz com que o cérebro libere endorfina e substâncias químicas que promovem o relaxamento!

3. Estabeleça uma rotina

Se você já está trabalhando em casa, mas tem dúvidas sobre como criar uma rotina, siga algumas dicas simples.

Primeiro, estabeleça um horário para acordar.

O ideal é começar a sua rotina com um bom café da manhã e não se esquecer de que ficar na cama trabalhando de pijama pode ser uma medida pouco produtiva. Procure se vestir com roupas confortáveis e criar um ambiente agradável para realizar as suas atividades.

4. Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas

Por mais que o isolamento social seja muito frustrante, porém a tecnologia é capaz de ajudar (e muito) a superar este momento.

Durante este difícil período, aproveite para estreitar laços com as pessoas queridas.

  • Ligue para os seus avós que estão sozinhos em casa;
  • faça uma ligação por Skype com a sua amiga que não vê há muito tempo e também está isolada;
  • marque uma chamada de vídeo com todos os seus primos.

A pandemia do coronavírus tem o poder de aflorar sentimentos de abandono e rejeição, portanto, é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama. Sem contar que é uma ótima maneira de se distrair e passar o tempo.

 

5. Use a quarentena para se dedicar a atividades que gosta

Com certeza agora é o momento de investir naquele hobby de pintar, desenhar, escrever, ler ou aprender a cozinhar.

Apesar das desvantagens do isolamento social, também é uma boa hora para esquecer as desculpas e começar a dar atenção para atividades que você deixa de lado no dia a dia.

Você não pode mais dizer que não tem tempo, então desligue um pouco o celular e a televisão e dê atenção para algum hobby.

 

6. Pratique meditação

Uma ferramenta valiosa e que já está no cotidiano de muitas pessoas deve receber ainda mais atenção agora. A meditação é grátis e pode ser feita em qualquer lugar da sua casa.

Você precisa apenas se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos e não se prender a nenhum dos pensamentos que lhe ocorrerem. Caso você nunca tenha praticado, a recomendação é utilizar aplicativos com meditações guiadas ou assistir vídeos no Youtube, que poderão ser úteis no começo.

A meditação irá te ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Afinal, quando a nossa mente vai bem, o corpo fica mais forte também.

 

E lembre-se FIQUEM EM CASA e higienizem bem as mãos.

 

Fonte:
https://www.vittude.com/
www.eusemfronteiras.com.br/


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